quinta-feira, 30 de abril de 2009

Se eu fosse você...

O que as pessoas mais desejam é alguém que as escutem de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: " Se eu fosse você"... A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala é só bonita quando nasce de uma long ae silenciosa escuta.a É na escuta que o amor começa. E é na não escuta que ele termina.
No Tempo de Freud, as pessoas procuravam os terapeutas para se curarem da dor das repressões sexuais. Hoje, as pessoas procuram os terapeutas por causa da dor de não haver quem as escute. Não pedem para serem curadas de alguma doença. Pedem para serem escutadas. Querem a cura para a dor da solidão. Para ouvir, não basta de ouvidos. É preciso para de ter boca. Sábia é a expressão : "Sou todo ouvidos. Todo ouvidos" Deixei de ter boca. Minha função falante foi desligada. Não digo nada. Nem para mim mesmo.
Se eu dissesse algo para mim mesmo enquanto você fala seria como se eu começasse a assobiar no meio de um concerto. Faço para ouvir você, o mesmo silêncio que eu faço para ouvir música.
Rubem AlvesCorreio Popular de Campinas

5 comentários:

Eduardo Ferreira disse...

"Quem é você que não sabe o que diz? Meu Deus do Céu! Que palpite infeliz"

life 2 disse...

aiiiiiiiii.....

sei nao viu....


quero mais eh palpitar, colocar os dedos, arriscar.
um chegamos la...

Dom Rafa disse...

...
Não estou dizendo nada!!!

Lulu disse...

Oi! Agora também tenho blog! =)

=***

Flávia disse...

Do mesmo Rubem Alves:
"A escuta bonita é um bom colo para uma criança se assentar…"
bjocas, Amanda! E obrigada por saber sempre "me escutar bonito", além de falar bonito nos conselhos e confortos que me dá...