quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Carnaval

Nunca fui muito ligada a carnaval. Também pudera, moro em Brasília e aqui o que eles chamam de carnaval a gente desconsidera! Mas também nunca tive o grande sonho de ir pra nenhuma grande escola do Rio de Janeiro desfilar, nem 8 nem 80!
Mas tem um tipo de carnaval que eu gostaria de ter vivenciado, os carnavais das marchinhas sabe? Aquelas de rua, bem tranquilos, onde as fantasias eram comportadas, as pessoas usavam máscaras... Nossa devia ser bom, minha mãe disse que era super divertido! Já escutei que em alguns lugares ainda rola, tenho que me informar pois tenho vontade de ir ver as pessoas "brincando carnaval".
Sabe aquele filme Olga? A cena que mais me marca é quando ela, a Olga Benário está na janela da sua casa e fica observando o carnaval de rua passar é gostosa a cena. Pude assistir a ópera Olga também, e como no filme tem uma cena em que mostra um carnaval de rua, e toca uma marchinha linda. Resolvi coloca-la aqui para dividir com vocês. Segue abaixo. Ah! bom carnaval a todos!
Pierrô apaixonado
Noel Rosa

Um pierrô apaixonado Que vivia só cantando
Por causa de uma colombina Acabou chorando, acabou chorando
A colombina entrou num butiquim Bebeu, bebeu, saiu assim, assim
Dizendo: pierrô cacete Vai tomar sorvete com o arlequim
Um grande amor tem sempre um triste fim
Com o pierrô aconteceu assim Levando esse grande chute
Foi tomar vermute com amendoim

9 comentários:

life 2 disse...

saudades amigaaaaa
me mantive distante...
mas vou recuperar o tempo e ler todos esses seus posts (novos para mim)...

Eduardo Ferreira disse...

o carnaval a muitos anos mesclou-se a mim. a falta do iodo e de areia entre os dedos em uma havaiana enquanto caminho atrás de blocos hoje é meu pensar.

mas para minha surpresa a nostalgia as vezes é cantada em novas vozes assim... displicente.

http://www.youtube.com/watch?v=MW7GI0m5aOo

Dom Rafa disse...

Eu tou afim de ir a alguma festa por essa Brasília, mas acho que isso significará musica baiana e gente derramando cerveja em você. O que me fará pensar duas vezes... Ano passado ia a um desses blocos de rua, mas perdi a hora e acabei numa cachaçaria com umas amigas que também tiveram um carnaval meio frustrado... -.- Espero q esse ano seja + divertido! hehehe

Fer disse...

Oiii amigaaaaaaaaaaaaaaa....realmente os carnavais de marchinha sõa muito bons. Lembro que na minha infância eu ia no clube pular carnaval. Ficávamos horas rodando o salão, pulando. Era uma preparação com as fantasias...odalisaca, india, bailarina. E que axé que nada. Era as antigas marchinhas de carnaval...deliciosas de ouvir e pular...heheheh. Meu pai tocava carnavais de marchinha, então tive influência disso tb. Falo para o Tales que tenho saudades de carnaval de marchinha...mas ele ri de mim...mas tenho mesmo. Ano que vem amiga vamos caçar um carnaval de marchinha e brincar muito carnaval, num clima bem nostalgia...beijos saudades....

Mah disse...

o melhor carnaval do mundo é o das marchinhas.

com crianças, confetes e serpetinas.

gente colorida pela rua, celebrando a vida, cantando a felicidade.

eu adoro o carnaval...
saudoso Rio, com seus blocos e suas fantasias....

Lize disse...

Oie, sua nova por aqui, por acaso o blog "O Homem Sincero" acabou me trazendo ao seu blog. Ainda existe carnavais de rua sim, com marchinhas, confetes, mascarados, no centro histórico de Salvador enquanto o axé e os trios rolam na avenida bem distante, no Pelourinho o carnaval é das antigas e muito bom, muito divertido. Na Bahia próximo a Salvador na cidade de Maragogipe o carnaval de rua é ainda melhor, bem típico mesmo. Venham conhecer! Prazer... Eu sou Lize.

life 2 disse...

hahaha

Pedro Henrique Corado disse...

Oi Mandinha!!! Andei sumido por um tempo, mas graças a Deus, consegui resolver o que estava me matando e agora meu ritmo de "business travel" será muuuuuito menor. Com isso, tenho mais tempo para fazer coisas para mim, coisa que gosto de fazer... tipo acessar o seu blog (não é pra ficar "cheia", hein? rsrsr)

Cara, o carnaval...
Quando eu era criança, adorava o carnaval, afinal era quase uma semana sem ir para o colégio. Muito mais tempo para brincar!
Na pré-adolescência, odiava. Minha mãe não me deixava fazer quase nada e aqui em Brasília a cidade morre, né? Então, a única coisa que eu poderia fazer era jogar bola, mas com quem? Aff.. foram uns 2 ou 3 carnavais horríveis.
Na adolescência sim, a coisa era legal... Eram viagens para "curtir" o carnaval, muita festa, garotas, bebida, música, perdição (ô saudade, que bateu agora). E o carnaval era a data mais esperada do ano, o melhor feriado, o mais planejado...
Hoje em dia, que sou um pai de família (rs), o carnaval voltou a ser como na minha infância. Um ótimo feriado para ficar alguns dias sem trabalhar, curtindo a família...

Mais um reforço para aqueles que dizem que a vida é uma roda gigante, que é feita de ciclos, blá-blá-blá...

Acho que no carnaval do ano que vem farei uma viagem com os gêmeos... Pra onde? Caldas, Piri ou Chapada. Eles já vão aprededer a ser brasilienses desde cedo! rs

Bjooo.

Nick Young Blood RJ disse...

a marchinha correta chama-se "Prateada" de Marcus Viana.

e começa assim: Está cidade com suas pedras prateadas...